Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13331
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
prisciladearaujopinheiro.pdfPDF/A494.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Indicadores educacionais: um comparativo entre escolas urbanas e escolas do campo de Rio Branco – Acre
Author: Pinheiro, Priscila de Araújo
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Referee Member: Sousa, Lenise Teixeira de
Resumo: O presente estudo analisa os índices do Ideb e os indicadores de fluxo e desempenho das escolas urbanas e do campo da rede de ensino estadual da capital do Acre, Rio Branco, referente a etapa do ensino fundamental anos finais. A partir de uma metodologia quantitativa, com coleta de dados, secundários e de domínio público, na plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, procedeu-se a disposição dos dados em gráficos e tabelas para as devidas análises. Os resultados mostraram variações entre as escolas urbanas e rurais no que concerne ao Ideb e aos indicadores, entretanto, contrapondo a hipótese de que as escolas de educação do campo estariam sempre com índices abaixo das escolas urbanas, essa realidade não se consolidou em alguns momentos da análise. Com as análises feitas, este estudo pode auxiliar no aprimoramento de políticas públicas voltadas à Educação no estado do Acre.
Abstract: -
Keywords: Ideb
Escolas urbanas
Escolas do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13331
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons