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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação continuada x desempenho escolar: um estudo de caso
Autor(es): Vargas, Nelize de Araújo
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Barboza, Eleuza Maria Rodrigues
Membro da banca: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Membro da banca: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os resultados de desempenho dos estudantes do 5ª Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Município de Costa Rica/MS, no componente curricular Língua Portuguesa, nas três últimas edições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, desenvolvidas nos anos 2015, 2017 e 2019, considerando as ações de formação continuada dos professores realizadas no período de 2013 a 2019, pela Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica- MS (SEMED). Buscou-se, por meio de estudo de caso, fazer uma análise de documentos, relatórios da Secretaria de Educação Municipal e das escolas da rede, de modo a levantar informações a respeito do programa de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos. Para a análise dos desempenhos dos estudantes foram examinados os indicadores de desempenho como proficiência média e nível de desempenho, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Concluímos que a Rede Municipal de Ensino procurou desenvolver um programa sistemático de formação continuada, porém não houve impacto significativo no desempenho dos estudantes. Os dados revelam que a maioria dos estudantes do 5º ano encontram-se nos níveis 3, 4 e 5, e não obtiveram de maneira satisfatória as competências e habilidades propostas para o 5º ano do Ensino Fundamental. Contudo, é através da avaliação externa que se torna possível realizar um levantamento das reais necessidades de aprendizagem dos estudantes, avaliar as habilidades que dominam, as que precisam melhorar e quais as habilidades que não dominam para retomar, refazer, e reconstruir processos de aprendizagem. Desta forma, podemos garantir o direito de aprendizagem, fazendo-se cumprir o que prescreve o Plano Nacional da Educação (PNE).
Abstract: -
Palavras-chave: Formação continuada de professores
SAEB
Desempenho dos estudantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13326
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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