https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13326
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nelizedearaujovargas.pdf | PDF/A | 711.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Formação continuada x desempenho escolar: um estudo de caso |
Author: | Vargas, Nelize de Araújo |
First Advisor: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-Advisor: | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues |
Referee Member: | Oliveira, Vânia Maria Machado de |
Referee Member: | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar os resultados de desempenho dos estudantes do 5ª Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Município de Costa Rica/MS, no componente curricular Língua Portuguesa, nas três últimas edições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, desenvolvidas nos anos 2015, 2017 e 2019, considerando as ações de formação continuada dos professores realizadas no período de 2013 a 2019, pela Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica- MS (SEMED). Buscou-se, por meio de estudo de caso, fazer uma análise de documentos, relatórios da Secretaria de Educação Municipal e das escolas da rede, de modo a levantar informações a respeito do programa de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos. Para a análise dos desempenhos dos estudantes foram examinados os indicadores de desempenho como proficiência média e nível de desempenho, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Concluímos que a Rede Municipal de Ensino procurou desenvolver um programa sistemático de formação continuada, porém não houve impacto significativo no desempenho dos estudantes. Os dados revelam que a maioria dos estudantes do 5º ano encontram-se nos níveis 3, 4 e 5, e não obtiveram de maneira satisfatória as competências e habilidades propostas para o 5º ano do Ensino Fundamental. Contudo, é através da avaliação externa que se torna possível realizar um levantamento das reais necessidades de aprendizagem dos estudantes, avaliar as habilidades que dominam, as que precisam melhorar e quais as habilidades que não dominam para retomar, refazer, e reconstruir processos de aprendizagem. Desta forma, podemos garantir o direito de aprendizagem, fazendo-se cumprir o que prescreve o Plano Nacional da Educação (PNE). |
Abstract: | - |
Keywords: | Formação continuada de professores SAEB Desempenho dos estudantes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13326 |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License