https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13326
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nelizedearaujovargas.pdf | PDF/A | 711.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Vânia Maria Machado de | - |
dc.contributor.referee2 | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida | - |
dc.creator | Vargas, Nelize de Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5222259086404201 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:09:07Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:09:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13326 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar os resultados de desempenho dos estudantes do 5ª Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Município de Costa Rica/MS, no componente curricular Língua Portuguesa, nas três últimas edições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, desenvolvidas nos anos 2015, 2017 e 2019, considerando as ações de formação continuada dos professores realizadas no período de 2013 a 2019, pela Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica- MS (SEMED). Buscou-se, por meio de estudo de caso, fazer uma análise de documentos, relatórios da Secretaria de Educação Municipal e das escolas da rede, de modo a levantar informações a respeito do programa de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos. Para a análise dos desempenhos dos estudantes foram examinados os indicadores de desempenho como proficiência média e nível de desempenho, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Concluímos que a Rede Municipal de Ensino procurou desenvolver um programa sistemático de formação continuada, porém não houve impacto significativo no desempenho dos estudantes. Os dados revelam que a maioria dos estudantes do 5º ano encontram-se nos níveis 3, 4 e 5, e não obtiveram de maneira satisfatória as competências e habilidades propostas para o 5º ano do Ensino Fundamental. Contudo, é através da avaliação externa que se torna possível realizar um levantamento das reais necessidades de aprendizagem dos estudantes, avaliar as habilidades que dominam, as que precisam melhorar e quais as habilidades que não dominam para retomar, refazer, e reconstruir processos de aprendizagem. Desta forma, podemos garantir o direito de aprendizagem, fazendo-se cumprir o que prescreve o Plano Nacional da Educação (PNE). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | SAEB | pt_BR |
dc.subject | Desempenho dos estudantes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Formação continuada x desempenho escolar: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License