Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
narjarabopprephilippi.pdfPDF/A521.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio no SAEP
Autor(es): Philippi, Narjara Boppré
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Membro da banca: Juliano, Filipe Romão
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do desempenho em Matemática dos estudantes da 3ª série do ensino médio, da rede estadual de ensino do Paraná. Para atingir tal objetivo, considerou-se indicadores de desempenho como proficiência média e padrão de desempenho, além do indicador de participação. Em relação à amostra foram utilizados os dados de quatro Núcleos Regionais da Educação. Os dados referem-se ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP, dos anos de 2017 e 2019. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes da 3ª série do ensino médio, dos Núcleos analisados, encontram-se, em sua grande maioria, no nível abaixo do básico, necessitando de intervenções pedagógicas mais especializadas. Além disso, se faz necessário pensar em ações e estratégias específicas para atender esses estudantes, com a intenção de fomentar progressivamente processos de aprendizagem mais efetivos e assim contribuir para qualidade e equidade do ensino ofertado na rede estadual paranaense.
Abstract: -
Palavras-chave: Indicadores
Proficiência
Padrão de desempenho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons