https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
narjarabopprephilippi.pdf | PDF/A | 521.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio no SAEP |
Author: | Philippi, Narjara Boppré |
First Advisor: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Referee Member: | Oliveira, Vânia Maria Machado de |
Referee Member: | Juliano, Filipe Romão |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do desempenho em Matemática dos estudantes da 3ª série do ensino médio, da rede estadual de ensino do Paraná. Para atingir tal objetivo, considerou-se indicadores de desempenho como proficiência média e padrão de desempenho, além do indicador de participação. Em relação à amostra foram utilizados os dados de quatro Núcleos Regionais da Educação. Os dados referem-se ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP, dos anos de 2017 e 2019. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes da 3ª série do ensino médio, dos Núcleos analisados, encontram-se, em sua grande maioria, no nível abaixo do básico, necessitando de intervenções pedagógicas mais especializadas. Além disso, se faz necessário pensar em ações e estratégias específicas para atender esses estudantes, com a intenção de fomentar progressivamente processos de aprendizagem mais efetivos e assim contribuir para qualidade e equidade do ensino ofertado na rede estadual paranaense. |
Abstract: | - |
Keywords: | Indicadores Proficiência Padrão de desempenho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323 |
Issue Date: | 26-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License