Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
narjarabopprephilippi.pdfPDF/A521.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio no SAEP
Author: Philippi, Narjara Boppré
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Referee Member: Juliano, Filipe Romão
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do desempenho em Matemática dos estudantes da 3ª série do ensino médio, da rede estadual de ensino do Paraná. Para atingir tal objetivo, considerou-se indicadores de desempenho como proficiência média e padrão de desempenho, além do indicador de participação. Em relação à amostra foram utilizados os dados de quatro Núcleos Regionais da Educação. Os dados referem-se ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP, dos anos de 2017 e 2019. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes da 3ª série do ensino médio, dos Núcleos analisados, encontram-se, em sua grande maioria, no nível abaixo do básico, necessitando de intervenções pedagógicas mais especializadas. Além disso, se faz necessário pensar em ações e estratégias específicas para atender esses estudantes, com a intenção de fomentar progressivamente processos de aprendizagem mais efetivos e assim contribuir para qualidade e equidade do ensino ofertado na rede estadual paranaense.
Abstract: -
Keywords: Indicadores
Proficiência
Padrão de desempenho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons