Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
narjarabopprephilippi.pdfPDF/A521.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio no SAEP
Autor(es): Philippi, Narjara Boppré
Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Miembros Examinadores: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Miembros Examinadores: Juliano, Filipe Romão
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do desempenho em Matemática dos estudantes da 3ª série do ensino médio, da rede estadual de ensino do Paraná. Para atingir tal objetivo, considerou-se indicadores de desempenho como proficiência média e padrão de desempenho, além do indicador de participação. Em relação à amostra foram utilizados os dados de quatro Núcleos Regionais da Educação. Os dados referem-se ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP, dos anos de 2017 e 2019. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes da 3ª série do ensino médio, dos Núcleos analisados, encontram-se, em sua grande maioria, no nível abaixo do básico, necessitando de intervenções pedagógicas mais especializadas. Além disso, se faz necessário pensar em ações e estratégias específicas para atender esses estudantes, com a intenção de fomentar progressivamente processos de aprendizagem mais efetivos e assim contribuir para qualidade e equidade do ensino ofertado na rede estadual paranaense.
Resumen : -
Palabras clave : Indicadores
Proficiência
Padrão de desempenho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13323
Fecha de publicación : 26-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons