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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da proficiência em Matemática dos estudantes do 9º ano no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) de 2011 a 2019
Autor(es): Anjos, Marília Daniela Aragão dos
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Terra, Marina Furtado
Membro da banca: Barreto, Mônica da Motta Salles
Resumo: Desde 2011, o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), uma avaliação externa de larga escala, é realizado nas escolas da rede pública de ensino promovendo a avaliação da educação básica. O objetivo do artigo é analisar os dados de proficiência em resolução de problemas (Matemática) dos estudantes do 9º ano, obtidos através do resultado do SAEPI no período de 2011 a 2019. São consideradas as ações empreendidas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí no mesmo período. O percurso metodológico do trabalho pautou-se nos dados secundários, sistematizados e disponibilizados pelo CMI/CAED/UFJF no ano de 2020 e publicados em sua plataforma eletrônica. Foram consultadas as médias das escolas, a distribuição e os resultados do desempenho dos estudantes ao longo dos anos de 2011 a 2019, no componente curricular Matemática. Realizou-se também uma pesquisa em documentos oficiais das ações empreendidas nas formações de professores ofertadas pela SEDUC-PI. Observa-se que a rede se mantém há oito anos no padrão de desempenho considerado básico, entretanto, percebeu-se algumas mudanças, ao longo dos anos, em relação à proficiência média. A implementação de ações empreendidas pela secretaria, pode ter uma relação direta com as mudanças observadas na proficiência. É de salutar importância que se investigue, dentro do escopo das ações empreendidas pela secretaria, quais delas geraram um impacto maior nessa melhoria da aprendizagem. Com a finalidade de ampliar o debate e uso das estratégias, este artigo apresenta a análise dos dados em diálogo com as ações empreendidas pela secretaria, com foco na resolução de problemas.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação em larga escala
Proficiência em matemática
Ensino fundamental
SAEPI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13316
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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