https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13316
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariliadanielaaragaodosanjos.pdf | PDF/A | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Terra, Marina Furtado | - |
dc.contributor.referee2 | Barreto, Mônica da Motta Salles | - |
dc.creator | Anjos, Marília Daniela Aragão dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4626276833556285 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:40:36Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:40:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13316 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde 2011, o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), uma avaliação externa de larga escala, é realizado nas escolas da rede pública de ensino promovendo a avaliação da educação básica. O objetivo do artigo é analisar os dados de proficiência em resolução de problemas (Matemática) dos estudantes do 9º ano, obtidos através do resultado do SAEPI no período de 2011 a 2019. São consideradas as ações empreendidas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí no mesmo período. O percurso metodológico do trabalho pautou-se nos dados secundários, sistematizados e disponibilizados pelo CMI/CAED/UFJF no ano de 2020 e publicados em sua plataforma eletrônica. Foram consultadas as médias das escolas, a distribuição e os resultados do desempenho dos estudantes ao longo dos anos de 2011 a 2019, no componente curricular Matemática. Realizou-se também uma pesquisa em documentos oficiais das ações empreendidas nas formações de professores ofertadas pela SEDUC-PI. Observa-se que a rede se mantém há oito anos no padrão de desempenho considerado básico, entretanto, percebeu-se algumas mudanças, ao longo dos anos, em relação à proficiência média. A implementação de ações empreendidas pela secretaria, pode ter uma relação direta com as mudanças observadas na proficiência. É de salutar importância que se investigue, dentro do escopo das ações empreendidas pela secretaria, quais delas geraram um impacto maior nessa melhoria da aprendizagem. Com a finalidade de ampliar o debate e uso das estratégias, este artigo apresenta a análise dos dados em diálogo com as ações empreendidas pela secretaria, com foco na resolução de problemas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
dc.subject | Proficiência em matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | SAEPI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise da proficiência em Matemática dos estudantes do 9º ano no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) de 2011 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License