https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13316
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariliadanielaaragaodosanjos.pdf | PDF/A | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise da proficiência em Matemática dos estudantes do 9º ano no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) de 2011 a 2019 |
Author: | Anjos, Marília Daniela Aragão dos |
First Advisor: | Rezende, Wagner Silveira |
Referee Member: | Terra, Marina Furtado |
Referee Member: | Barreto, Mônica da Motta Salles |
Resumo: | Desde 2011, o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), uma avaliação externa de larga escala, é realizado nas escolas da rede pública de ensino promovendo a avaliação da educação básica. O objetivo do artigo é analisar os dados de proficiência em resolução de problemas (Matemática) dos estudantes do 9º ano, obtidos através do resultado do SAEPI no período de 2011 a 2019. São consideradas as ações empreendidas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí no mesmo período. O percurso metodológico do trabalho pautou-se nos dados secundários, sistematizados e disponibilizados pelo CMI/CAED/UFJF no ano de 2020 e publicados em sua plataforma eletrônica. Foram consultadas as médias das escolas, a distribuição e os resultados do desempenho dos estudantes ao longo dos anos de 2011 a 2019, no componente curricular Matemática. Realizou-se também uma pesquisa em documentos oficiais das ações empreendidas nas formações de professores ofertadas pela SEDUC-PI. Observa-se que a rede se mantém há oito anos no padrão de desempenho considerado básico, entretanto, percebeu-se algumas mudanças, ao longo dos anos, em relação à proficiência média. A implementação de ações empreendidas pela secretaria, pode ter uma relação direta com as mudanças observadas na proficiência. É de salutar importância que se investigue, dentro do escopo das ações empreendidas pela secretaria, quais delas geraram um impacto maior nessa melhoria da aprendizagem. Com a finalidade de ampliar o debate e uso das estratégias, este artigo apresenta a análise dos dados em diálogo com as ações empreendidas pela secretaria, com foco na resolução de problemas. |
Abstract: | - |
Keywords: | Avaliação em larga escala Proficiência em matemática Ensino fundamental SAEPI |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13316 |
Issue Date: | 29-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License