Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13308
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaalvesdemelo.pdfPDF/A705.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise da série histórica do Spaece na última década (2010-2019): Resultados das Escolas Estaduais de educação profissional versus resultados gerais do Estado do Ceará
Author: Melo, Maria Alves de
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Machado, Carla Silva
Referee Member: Fonseca, Mirna Juliana Santos
Resumo: Este trabalho investiga os resultados da série histórica do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), localizados entre os anos de 2010 e 2019. O estudo foi realizado com base em dados secundários, extraídos dos sites do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. O objetivo deste estudo é realizar uma análise comparativa dos resultados das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) em relação aos resultados gerais do Estado do Ceará, a partir dos dados do SPAECE. Para a realização desta análise, calculou-se a média aritmética de Língua Portuguesa e de Matemática, do conjunto de escolas, assim como dos resultados gerais do Estado, nas duas disciplinas. Os dados analisados revelam significativa diferença em relação aos resultados da média de proficiência das EEEPs, quando comparados à média de proficiência geral do Estado. O formato dessas escolas, que se diferenciam das demais da rede, o currículo que implementam, a forma de acesso dos estudantes e o fato dos resultados do SPAECE estarem atrelados a uma Gratificação de Desempenho paga aos profissionais dessas escolas, podem ser indicativos dos destacados resultados apresentados por elas, em relação aos resultados da rede como um todo.
Abstract: -
Keywords: Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
Escolas Estaduais de educação profissional
Resultados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13308
Issue Date: 22-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons