Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13308
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariaalvesdemelo.pdfPDF/A705.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee2Fonseca, Mirna Juliana Santos-
dc.creatorMelo, Maria Alves de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:12:12Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:12:12Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13308-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga os resultados da série histórica do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), localizados entre os anos de 2010 e 2019. O estudo foi realizado com base em dados secundários, extraídos dos sites do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. O objetivo deste estudo é realizar uma análise comparativa dos resultados das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) em relação aos resultados gerais do Estado do Ceará, a partir dos dados do SPAECE. Para a realização desta análise, calculou-se a média aritmética de Língua Portuguesa e de Matemática, do conjunto de escolas, assim como dos resultados gerais do Estado, nas duas disciplinas. Os dados analisados revelam significativa diferença em relação aos resultados da média de proficiência das EEEPs, quando comparados à média de proficiência geral do Estado. O formato dessas escolas, que se diferenciam das demais da rede, o currículo que implementam, a forma de acesso dos estudantes e o fato dos resultados do SPAECE estarem atrelados a uma Gratificação de Desempenho paga aos profissionais dessas escolas, podem ser indicativos dos destacados resultados apresentados por elas, em relação aos resultados da rede como um todo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Cearápt_BR
dc.subjectEscolas Estaduais de educação profissionalpt_BR
dc.subjectResultadospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise da série histórica do Spaece na última década (2010-2019): Resultados das Escolas Estaduais de educação profissional versus resultados gerais do Estado do Cearápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons