Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13299
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
albertinoribeironovaesnetto.pdfPDF/A2.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
albertinoribeironovaesnetto-produtoeducacional.pdfPDF/A593.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação estatística no ensino médio: a leitura de gráficos
Autor(es): Novaes Netto, Albertino Ribeiro
Primeiro Orientador: Bessegato, Lupércio França
Membro da banca: Muniz, Ivail
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: De cunho qualitativo na área de Educação Matemática, esta pesquisa dá enfoque ao ensino de Estatística, especificamente na elaboração de tarefas referenciadas teoricamente sobre a leitura de gráficos estatísticos que serão aplicadas a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual na cidade de Juiz de Fora (MG). Como referencial teórico para a análise de produção de significados dos sujeitos da pesquisa diante das tarefas que serão aplicadas, utilizaremos o Modelo Teórico dos Campos Semânticos, de Romulo Campos Lins. Para o produto educacional, pretendemos desenvolver um material didático com tarefas que envolvam a construção, leitura e interpretação de gráficos e tabelas em forma de livreto com o intuito de auxiliar os professores de Matemática em sua prática pedagógica nas aulas direcionadas para o ensino de Estatística no ensino fundamental e médio.
Abstract: This qualitative research of Mathematics Education focuses on Statistics teaching, specifically in the elaboration of tasks theoretically referenced on the reading of statistical graphs that will be applied to students of the 1st year of high school of a public school based on Juiz de Fora (MG) city. As a theoretical reference for the analysis of the production of meanings on the research subjects in view of the tasks that will be applied, we will use the Theoretical Model of Semantic Fields, by Romulo Campos Lins. For the educational result, we intend to develop a didactic material with tasks that involve the construction and reading of graphs and tables in booklet form in order to assist Mathematics teachers in their pedagogical practice in classes directed to the teaching of Statistics in elementar and high school.
Palavras-chave: Educação matemática
Produção de significados
Ensino de estatística
Gráficos estatísticos
Leitura e análise de gráficos
Mathematics education
Production of meanings
Statistics teaching
Reading and analyzing charts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00175
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13299
Data do documento: 9-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons