Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13299
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
albertinoribeironovaesnetto.pdfPDF/A2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
albertinoribeironovaesnetto-produtoeducacional.pdfPDF/A593.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Educação estatística no ensino médio: a leitura de gráficos
Author: Novaes Netto, Albertino Ribeiro
First Advisor: Bessegato, Lupércio França
Referee Member: Muniz, Ivail
Referee Member: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: De cunho qualitativo na área de Educação Matemática, esta pesquisa dá enfoque ao ensino de Estatística, especificamente na elaboração de tarefas referenciadas teoricamente sobre a leitura de gráficos estatísticos que serão aplicadas a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual na cidade de Juiz de Fora (MG). Como referencial teórico para a análise de produção de significados dos sujeitos da pesquisa diante das tarefas que serão aplicadas, utilizaremos o Modelo Teórico dos Campos Semânticos, de Romulo Campos Lins. Para o produto educacional, pretendemos desenvolver um material didático com tarefas que envolvam a construção, leitura e interpretação de gráficos e tabelas em forma de livreto com o intuito de auxiliar os professores de Matemática em sua prática pedagógica nas aulas direcionadas para o ensino de Estatística no ensino fundamental e médio.
Abstract: This qualitative research of Mathematics Education focuses on Statistics teaching, specifically in the elaboration of tasks theoretically referenced on the reading of statistical graphs that will be applied to students of the 1st year of high school of a public school based on Juiz de Fora (MG) city. As a theoretical reference for the analysis of the production of meanings on the research subjects in view of the tasks that will be applied, we will use the Theoretical Model of Semantic Fields, by Romulo Campos Lins. For the educational result, we intend to develop a didactic material with tasks that involve the construction and reading of graphs and tables in booklet form in order to assist Mathematics teachers in their pedagogical practice in classes directed to the teaching of Statistics in elementar and high school.
Keywords: Educação matemática
Produção de significados
Ensino de estatística
Gráficos estatísticos
Leitura e análise de gráficos
Mathematics education
Production of meanings
Statistics teaching
Reading and analyzing charts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00175
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13299
Issue Date: 9-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons