Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13299
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
albertinoribeironovaesnetto.pdfPDF/A2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
albertinoribeironovaesnetto-produtoeducacional.pdfPDF/A593.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bessegato, Lupércio França-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1996265064545965pt_BR
dc.contributor.referee1Muniz, Ivail-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.creatorNovaes Netto, Albertino Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4041696278488968pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:01:59Z-
dc.date.available2021-09-09-
dc.date.available2021-09-09T13:01:59Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00175pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13299-
dc.description.abstractThis qualitative research of Mathematics Education focuses on Statistics teaching, specifically in the elaboration of tasks theoretically referenced on the reading of statistical graphs that will be applied to students of the 1st year of high school of a public school based on Juiz de Fora (MG) city. As a theoretical reference for the analysis of the production of meanings on the research subjects in view of the tasks that will be applied, we will use the Theoretical Model of Semantic Fields, by Romulo Campos Lins. For the educational result, we intend to develop a didactic material with tasks that involve the construction and reading of graphs and tables in booklet form in order to assist Mathematics teachers in their pedagogical practice in classes directed to the teaching of Statistics in elementar and high school.pt_BR
dc.description.resumoDe cunho qualitativo na área de Educação Matemática, esta pesquisa dá enfoque ao ensino de Estatística, especificamente na elaboração de tarefas referenciadas teoricamente sobre a leitura de gráficos estatísticos que serão aplicadas a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual na cidade de Juiz de Fora (MG). Como referencial teórico para a análise de produção de significados dos sujeitos da pesquisa diante das tarefas que serão aplicadas, utilizaremos o Modelo Teórico dos Campos Semânticos, de Romulo Campos Lins. Para o produto educacional, pretendemos desenvolver um material didático com tarefas que envolvam a construção, leitura e interpretação de gráficos e tabelas em forma de livreto com o intuito de auxiliar os professores de Matemática em sua prática pedagógica nas aulas direcionadas para o ensino de Estatística no ensino fundamental e médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectGráficos estatísticospt_BR
dc.subjectLeitura e análise de gráficospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectStatistics teachingpt_BR
dc.subjectReading and analyzing chartspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação estatística no ensino médio: a leitura de gráficospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons