Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13287
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lilianesuelicostodioknoll.pdfPDF/A1.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Ideb dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Santa Catarina
Autor(es): Knoll, Liliane Sueli Costódio
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Membro da banca: Barreto, Mônica da Motta Salles
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: Este artigo teve o propósito de realizar análise dos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), importante indicador educacional criado pelo governo federal no ano de 2007 e que utiliza dois componentes importantes: as médias de desempenho nas avaliações nacionais e a taxa de rendimento escolar dos estudantes para medir a qualidade de ensino no território nacional. O foco deste estudo foi explorar os resultados das escolas catarinenses da rede estadual de ensino, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, através da série histórica compreendida entre os anos de 2007 e 2019; comparando os resultados obtidos em nível de Brasil, Região Sul, Total do Estado e Município. A análise leva a um recorte mais específico para os resultados obtidos a partir do ano de 2013, quando a rede estadual de ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental não consegue mais cumprir as metas estabelecidas para o Ideb. Apresenta breve contextualização do percurso das políticas públicas, das avaliações externas - Saeb e da criação do Ideb como um importante indicador da qualidade educacional a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica. Trata-se de pesquisa qualitativa que explora, a partir dos dados oficiais do Inep, a evolução do desempenho do Estado de Santa Catarina para compreender a trajetória da performance da rede pública estadual. Utiliza recursos visuais, por intermédio de mapas e tabelas, que proporcionam melhor visibilidade aos resultados.
Abstract: -
Palavras-chave: Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb)
Ensino fundamental
Avaliações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13287
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons