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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7419302491760122pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, Mônica da Motta Salles-
dc.contributor.referee2Alves, Márcio Fagundes-
dc.creatorKnoll, Liliane Sueli Costódio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1463488446756552pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T12:04:20Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T12:04:20Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13287-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve o propósito de realizar análise dos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), importante indicador educacional criado pelo governo federal no ano de 2007 e que utiliza dois componentes importantes: as médias de desempenho nas avaliações nacionais e a taxa de rendimento escolar dos estudantes para medir a qualidade de ensino no território nacional. O foco deste estudo foi explorar os resultados das escolas catarinenses da rede estadual de ensino, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, através da série histórica compreendida entre os anos de 2007 e 2019; comparando os resultados obtidos em nível de Brasil, Região Sul, Total do Estado e Município. A análise leva a um recorte mais específico para os resultados obtidos a partir do ano de 2013, quando a rede estadual de ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental não consegue mais cumprir as metas estabelecidas para o Ideb. Apresenta breve contextualização do percurso das políticas públicas, das avaliações externas - Saeb e da criação do Ideb como um importante indicador da qualidade educacional a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica. Trata-se de pesquisa qualitativa que explora, a partir dos dados oficiais do Inep, a evolução do desempenho do Estado de Santa Catarina para compreender a trajetória da performance da rede pública estadual. Utiliza recursos visuais, por intermédio de mapas e tabelas, que proporcionam melhor visibilidade aos resultados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básica (Ideb)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAvaliaçõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO Ideb dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Santa Catarinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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