https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13287
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
lilianesuelicostodioknoll.pdf | PDF/A | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O Ideb dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Santa Catarina |
Autor(es): | Knoll, Liliane Sueli Costódio |
Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Burgos, Marcelo Tadeu Baumann |
Miembros Examinadores: | Barreto, Mônica da Motta Salles |
Miembros Examinadores: | Alves, Márcio Fagundes |
Resumo: | Este artigo teve o propósito de realizar análise dos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), importante indicador educacional criado pelo governo federal no ano de 2007 e que utiliza dois componentes importantes: as médias de desempenho nas avaliações nacionais e a taxa de rendimento escolar dos estudantes para medir a qualidade de ensino no território nacional. O foco deste estudo foi explorar os resultados das escolas catarinenses da rede estadual de ensino, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, através da série histórica compreendida entre os anos de 2007 e 2019; comparando os resultados obtidos em nível de Brasil, Região Sul, Total do Estado e Município. A análise leva a um recorte mais específico para os resultados obtidos a partir do ano de 2013, quando a rede estadual de ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental não consegue mais cumprir as metas estabelecidas para o Ideb. Apresenta breve contextualização do percurso das políticas públicas, das avaliações externas - Saeb e da criação do Ideb como um importante indicador da qualidade educacional a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica. Trata-se de pesquisa qualitativa que explora, a partir dos dados oficiais do Inep, a evolução do desempenho do Estado de Santa Catarina para compreender a trajetória da performance da rede pública estadual. Utiliza recursos visuais, por intermédio de mapas e tabelas, que proporcionam melhor visibilidade aos resultados. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) Ensino fundamental Avaliações |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13287 |
Fecha de publicación : | 31-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons