Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13286
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liliankellyalvesguedes.pdfPDF/A879.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SPAECE - uma análise dos resultados de Língua Portuguesa na cidade de Fortaleza de 2017 a 2019
Autor(es): Guedes, Lilian Kelly Alves
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Magaldi, Juliana Alves
Membro da banca: Belmino, Webster Guerreiro
Resumo: O presente trabalho buscou analisar os dados de Língua Portuguesa do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) em suas últimas três edições (2017, 2018 e 2019) para a terceira série do ensino médio na cidade de Fortaleza, a qual possui, em sua organização interna, três macrorregiões, as Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 1, 2 e 3. O objetivo, portanto, foi comparar a proficiência dessas macrorregiões para buscar entender a situação na qual elas se encontravam e quais as possíveis justificativas que explicassem as diferenças encontradas nos dados. Para tanto, foram analisadas as tabelas de dados disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Ceará. Como resultado, chegou-se à conclusão de que a proficiência vem crescendo, embora a passos lentos, para o componente de Língua Portuguesa, estando Fortaleza acima da média estadual. Portanto, é necessário que os projetos educacionais e políticas públicas estaduais, a exemplo do Plano de Universalização da Escola em tempo Integral do Ceará, sejam mantidas e qualificadas com o intuito de consolidar o resultado recente de estar no padrão de desempenho Intermediário desse componente curricular. Dessa forma, ainda há desafios a serem vencidos com o intuito de garantir uma educação de qualidade e equânime para os estudantes cearenses, como defendem os projetos políticos educacionais do estado.
Abstract: -
Palavras-chave: SPAECE
Proficiência
SEFOR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13286
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons