https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13286
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
liliankellyalvesguedes.pdf | PDF/A | 879.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sanábio, Marcos Tanure | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6988359903223308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magaldi, Juliana Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Belmino, Webster Guerreiro | - |
dc.creator | Guedes, Lilian Kelly Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4984902709881908 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T11:58:57Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T11:58:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13286 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou analisar os dados de Língua Portuguesa do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) em suas últimas três edições (2017, 2018 e 2019) para a terceira série do ensino médio na cidade de Fortaleza, a qual possui, em sua organização interna, três macrorregiões, as Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 1, 2 e 3. O objetivo, portanto, foi comparar a proficiência dessas macrorregiões para buscar entender a situação na qual elas se encontravam e quais as possíveis justificativas que explicassem as diferenças encontradas nos dados. Para tanto, foram analisadas as tabelas de dados disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Ceará. Como resultado, chegou-se à conclusão de que a proficiência vem crescendo, embora a passos lentos, para o componente de Língua Portuguesa, estando Fortaleza acima da média estadual. Portanto, é necessário que os projetos educacionais e políticas públicas estaduais, a exemplo do Plano de Universalização da Escola em tempo Integral do Ceará, sejam mantidas e qualificadas com o intuito de consolidar o resultado recente de estar no padrão de desempenho Intermediário desse componente curricular. Dessa forma, ainda há desafios a serem vencidos com o intuito de garantir uma educação de qualidade e equânime para os estudantes cearenses, como defendem os projetos políticos educacionais do estado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | SPAECE | pt_BR |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject | SEFOR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | SPAECE - uma análise dos resultados de Língua Portuguesa na cidade de Fortaleza de 2017 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License