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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Belmino, Webster Guerreiro-
dc.creatorGuedes, Lilian Kelly Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984902709881908pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:58:57Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:58:57Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13286-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar os dados de Língua Portuguesa do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) em suas últimas três edições (2017, 2018 e 2019) para a terceira série do ensino médio na cidade de Fortaleza, a qual possui, em sua organização interna, três macrorregiões, as Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 1, 2 e 3. O objetivo, portanto, foi comparar a proficiência dessas macrorregiões para buscar entender a situação na qual elas se encontravam e quais as possíveis justificativas que explicassem as diferenças encontradas nos dados. Para tanto, foram analisadas as tabelas de dados disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Ceará. Como resultado, chegou-se à conclusão de que a proficiência vem crescendo, embora a passos lentos, para o componente de Língua Portuguesa, estando Fortaleza acima da média estadual. Portanto, é necessário que os projetos educacionais e políticas públicas estaduais, a exemplo do Plano de Universalização da Escola em tempo Integral do Ceará, sejam mantidas e qualificadas com o intuito de consolidar o resultado recente de estar no padrão de desempenho Intermediário desse componente curricular. Dessa forma, ainda há desafios a serem vencidos com o intuito de garantir uma educação de qualidade e equânime para os estudantes cearenses, como defendem os projetos políticos educacionais do estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSPAECEpt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectSEFORpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleSPAECE - uma análise dos resultados de Língua Portuguesa na cidade de Fortaleza de 2017 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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