https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13286
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
liliankellyalvesguedes.pdf | PDF/A | 879.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | SPAECE - uma análise dos resultados de Língua Portuguesa na cidade de Fortaleza de 2017 a 2019 |
Autor(es): | Guedes, Lilian Kelly Alves |
Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Sanábio, Marcos Tanure |
Miembros Examinadores: | Magaldi, Juliana Alves |
Miembros Examinadores: | Belmino, Webster Guerreiro |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar os dados de Língua Portuguesa do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) em suas últimas três edições (2017, 2018 e 2019) para a terceira série do ensino médio na cidade de Fortaleza, a qual possui, em sua organização interna, três macrorregiões, as Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 1, 2 e 3. O objetivo, portanto, foi comparar a proficiência dessas macrorregiões para buscar entender a situação na qual elas se encontravam e quais as possíveis justificativas que explicassem as diferenças encontradas nos dados. Para tanto, foram analisadas as tabelas de dados disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Ceará. Como resultado, chegou-se à conclusão de que a proficiência vem crescendo, embora a passos lentos, para o componente de Língua Portuguesa, estando Fortaleza acima da média estadual. Portanto, é necessário que os projetos educacionais e políticas públicas estaduais, a exemplo do Plano de Universalização da Escola em tempo Integral do Ceará, sejam mantidas e qualificadas com o intuito de consolidar o resultado recente de estar no padrão de desempenho Intermediário desse componente curricular. Dessa forma, ainda há desafios a serem vencidos com o intuito de garantir uma educação de qualidade e equânime para os estudantes cearenses, como defendem os projetos políticos educacionais do estado. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | SPAECE Proficiência SEFOR |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13286 |
Fecha de publicación : | 23-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons