Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13264
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karenbrasileirocardoso.pdf726.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar sobre o idoso superendividado: a publicidade de crédito consignado abusiva
Autor(es): Cardoso, Karen Brasileiro
Primeiro Orientador: Carnaúba, Daniel Amaral Nunes
Membro da banca: Santos, Braulio de Magalhães
Membro da banca: Felisberto, Rosana Ribeiro
Resumo: A sociedade atual é marcada por relações diversas e complexas, e dessa realidade emergem situações específicas, como o superendividamento. Esse fenômeno é complexo e possui diversas perspectivas para se analisar e compreender, seja pelos meios que levam a ele (principalmente a aquisição de crédito), ou pelas pessoas que utilizam esses meios, ou pelos catalisadores do fenômeno. Nesse sentido, tomando como ponto de partida o fenômeno do superendividamento de pessoas idosas aposentadas ou pensionistas por uso do crédito por empréstimo consignado dentro do contexto de consumismo da sociedade contemporânea, este trabalho objetiva analisar a influência da publicidade, como é utilizada atualmente, no problema do superendividamento. Dessa forma, por meio de pesquisa teórica e análise crítica de conteúdo, delineou-se que a publicidade do crédito por empréstimo consignado, utilizada como meio de informação, é enganosa e explora a hipervulnerabilidade do consumidor idoso, sendo, portanto, um dos catalisadores do fenômeno do superendividamento de pessoas idosas aposentadas e pensionistas.
Abstract: The current society is marked by diverse and complex relationships, and from this reality specific situations emerge, such as over-indebtedness. This phenomenon is complex and has different perspectives to analyze and understand, either by the means that lead to it (mainly credit acquisition), or by the people who use these means, or by the phenomenon's catalysts. In this sense, taking as a starting point the phenomenon of over-indebtedness of retired elderly people or pensioners due to the use of payroll loan credit within the context of consumerism in contemporary society, this paper aims to analyze the influence of advertising, as it is currently used, on the problem of over-indebtedness. Thus, through theoretical research and critical content analysis, it was outlined that the advertising of payroll loan credit, used as a means of information, is misleading and exploits the hypervulnerability of the elderly consumer, being, therefore, one of the catalysts of phenomenon of over-indebtedness of retired elderly people and pensioners.
Palavras-chave: Superendividamento
Crédito consignado
dosos aposentados e pensionistas
Publicidade.
Over-indebtedness
Payroll loans
Retired seniors and pensioners
Publicity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13264
Data do documento: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Direito - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons