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dc.contributor.advisor1Carnaúba, Daniel Amaral Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2920880373440295pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Braulio de Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1838520723773330pt_BR
dc.contributor.referee2Felisberto, Rosana Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816481482690838pt_BR
dc.creatorCardoso, Karen Brasileiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-08T18:15:29Z-
dc.date.available2021-09-08-
dc.date.available2021-09-08T18:15:29Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13264-
dc.description.abstractThe current society is marked by diverse and complex relationships, and from this reality specific situations emerge, such as over-indebtedness. This phenomenon is complex and has different perspectives to analyze and understand, either by the means that lead to it (mainly credit acquisition), or by the people who use these means, or by the phenomenon's catalysts. In this sense, taking as a starting point the phenomenon of over-indebtedness of retired elderly people or pensioners due to the use of payroll loan credit within the context of consumerism in contemporary society, this paper aims to analyze the influence of advertising, as it is currently used, on the problem of over-indebtedness. Thus, through theoretical research and critical content analysis, it was outlined that the advertising of payroll loan credit, used as a means of information, is misleading and exploits the hypervulnerability of the elderly consumer, being, therefore, one of the catalysts of phenomenon of over-indebtedness of retired elderly people and pensioners.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade atual é marcada por relações diversas e complexas, e dessa realidade emergem situações específicas, como o superendividamento. Esse fenômeno é complexo e possui diversas perspectivas para se analisar e compreender, seja pelos meios que levam a ele (principalmente a aquisição de crédito), ou pelas pessoas que utilizam esses meios, ou pelos catalisadores do fenômeno. Nesse sentido, tomando como ponto de partida o fenômeno do superendividamento de pessoas idosas aposentadas ou pensionistas por uso do crédito por empréstimo consignado dentro do contexto de consumismo da sociedade contemporânea, este trabalho objetiva analisar a influência da publicidade, como é utilizada atualmente, no problema do superendividamento. Dessa forma, por meio de pesquisa teórica e análise crítica de conteúdo, delineou-se que a publicidade do crédito por empréstimo consignado, utilizada como meio de informação, é enganosa e explora a hipervulnerabilidade do consumidor idoso, sendo, portanto, um dos catalisadores do fenômeno do superendividamento de pessoas idosas aposentadas e pensionistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSuperendividamentopt_BR
dc.subjectCrédito consignadopt_BR
dc.subjectdosos aposentados e pensionistaspt_BR
dc.subjectPublicidade.pt_BR
dc.subjectOver-indebtednesspt_BR
dc.subjectPayroll loanspt_BR
dc.subjectRetired seniors and pensionerspt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleUm olhar sobre o idoso superendividado: a publicidade de crédito consignado abusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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