Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ivandelmagabrieldasilvasantos.pdfPDF/A407.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Elementos da accountability na gestão pública recente da educação em Alagoas: o estabelecimento de metas nos modelos bottom up e top down
Autor(es): Silva, Ivandelma Gabriel da
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Roberto, Alex Moreira
Miembros Examinadores: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Resumo: O presente artigo discorre sobre os princípios de accountability educacional (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) na gestão educacional recente em Alagoas, analisando quais os modelos utilizados para o estabelecimento de metas educacionais para os anos de 2017 e 2019 e as suas implicações para os resultados obtidos. Essa análise parte das considerações sobre os modelos bottom up e top down para implementação de políticas públicas (D’ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), especificamente para o estabelecimento das metas educacionais para as escolas públicas da rede estadual de Alagoas. A metodologia de coleta de dados foi uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a consulta a documentos oficiais públicos.
Resumen : This article discusses the principles of educational accountability (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) in recent educational management in Alagoas, analyzing which models are used to establish educational goals for the years 2017 and 2019 and its implications for the results obtained. This analysis starts from the considerations on the bottom up and top down models for the implementation of public policies (D'ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), specifically for the establishment of educational goals for public schools in the state of Alagoas. The data collection methodology was a bibliographic search, with a view the consulting public official documents.
Palabras clave : accountability educacional
bottom up
top down
educação em Alagoas
educational accountability
bottom up
top down
education in Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons