https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ivandelmagabrieldasilvasantos.pdf | PDF/A | 407.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Magaldi, Carolina Alves | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5835701671468672 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Roberto, Alex Moreira | - |
dc.contributor.referee2 | Pontes, Luis Antonio Fajardo | - |
dc.creator | Silva, Ivandelma Gabriel da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2969563542744361 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T15:05:21Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T15:05:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258 | - |
dc.description.abstract | This article discusses the principles of educational accountability (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) in recent educational management in Alagoas, analyzing which models are used to establish educational goals for the years 2017 and 2019 and its implications for the results obtained. This analysis starts from the considerations on the bottom up and top down models for the implementation of public policies (D'ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), specifically for the establishment of educational goals for public schools in the state of Alagoas. The data collection methodology was a bibliographic search, with a view the consulting public official documents. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo discorre sobre os princípios de accountability educacional (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) na gestão educacional recente em Alagoas, analisando quais os modelos utilizados para o estabelecimento de metas educacionais para os anos de 2017 e 2019 e as suas implicações para os resultados obtidos. Essa análise parte das considerações sobre os modelos bottom up e top down para implementação de políticas públicas (D’ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), especificamente para o estabelecimento das metas educacionais para as escolas públicas da rede estadual de Alagoas. A metodologia de coleta de dados foi uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a consulta a documentos oficiais públicos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | accountability educacional | pt_BR |
dc.subject | bottom up | pt_BR |
dc.subject | top down | pt_BR |
dc.subject | educação em Alagoas | pt_BR |
dc.subject | educational accountability | pt_BR |
dc.subject | bottom up | pt_BR |
dc.subject | top down | pt_BR |
dc.subject | education in Alagoas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Elementos da accountability na gestão pública recente da educação em Alagoas: o estabelecimento de metas nos modelos bottom up e top down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License