Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ivandelmagabrieldasilvasantos.pdfPDF/A407.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee1Roberto, Alex Moreira-
dc.contributor.referee2Pontes, Luis Antonio Fajardo-
dc.creatorSilva, Ivandelma Gabriel da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2969563542744361pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T15:05:21Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T15:05:21Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258-
dc.description.abstractThis article discusses the principles of educational accountability (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) in recent educational management in Alagoas, analyzing which models are used to establish educational goals for the years 2017 and 2019 and its implications for the results obtained. This analysis starts from the considerations on the bottom up and top down models for the implementation of public policies (D'ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), specifically for the establishment of educational goals for public schools in the state of Alagoas. The data collection methodology was a bibliographic search, with a view the consulting public official documents.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discorre sobre os princípios de accountability educacional (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) na gestão educacional recente em Alagoas, analisando quais os modelos utilizados para o estabelecimento de metas educacionais para os anos de 2017 e 2019 e as suas implicações para os resultados obtidos. Essa análise parte das considerações sobre os modelos bottom up e top down para implementação de políticas públicas (D’ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), especificamente para o estabelecimento das metas educacionais para as escolas públicas da rede estadual de Alagoas. A metodologia de coleta de dados foi uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a consulta a documentos oficiais públicos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectaccountability educacionalpt_BR
dc.subjectbottom uppt_BR
dc.subjecttop downpt_BR
dc.subjecteducação em Alagoaspt_BR
dc.subjecteducational accountabilitypt_BR
dc.subjectbottom uppt_BR
dc.subjecttop downpt_BR
dc.subjecteducation in Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleElementos da accountability na gestão pública recente da educação em Alagoas: o estabelecimento de metas nos modelos bottom up e top downpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons