Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ivandelmagabrieldasilvasantos.pdfPDF/A407.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Elementos da accountability na gestão pública recente da educação em Alagoas: o estabelecimento de metas nos modelos bottom up e top down
Author: Silva, Ivandelma Gabriel da
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Roberto, Alex Moreira
Referee Member: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Resumo: O presente artigo discorre sobre os princípios de accountability educacional (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) na gestão educacional recente em Alagoas, analisando quais os modelos utilizados para o estabelecimento de metas educacionais para os anos de 2017 e 2019 e as suas implicações para os resultados obtidos. Essa análise parte das considerações sobre os modelos bottom up e top down para implementação de políticas públicas (D’ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), especificamente para o estabelecimento das metas educacionais para as escolas públicas da rede estadual de Alagoas. A metodologia de coleta de dados foi uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a consulta a documentos oficiais públicos.
Abstract: This article discusses the principles of educational accountability (SCHNEIDER & NADIR, 2014; BROOKE, CUNHA, 2011; AFONSO, 2009, 2011) in recent educational management in Alagoas, analyzing which models are used to establish educational goals for the years 2017 and 2019 and its implications for the results obtained. This analysis starts from the considerations on the bottom up and top down models for the implementation of public policies (D'ASCENZI, 2013; SEGATTO, 2012), specifically for the establishment of educational goals for public schools in the state of Alagoas. The data collection methodology was a bibliographic search, with a view the consulting public official documents.
Keywords: accountability educacional
bottom up
top down
educação em Alagoas
educational accountability
bottom up
top down
education in Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13258
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons