Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
giannatorrens.pdfPDF/A1.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos descritores de menor acerto do 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa – Saep 2017 - Prova Paraná Mais 2019
Autor(es): Torrens, Gianna
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Barboza, Eleuza Maria Rodrigues
Membro da banca: Quiossa, Amanda Sangy
Membro da banca: Ferraz, Rosane Carmanini
Resumo: Este artigo tem o intuito de mostrar, por meio de um estudo comparativo entre os resultados por descritor das avaliações externas realizadas no Paraná nos anos de 2017 e 2019, aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio, que o estudo por descritor, pode ser esclarecedor e pontual para os profissionais das escolas por sua especificidade e assim, embasar de forma mais efetiva a definição de ações de melhoria na aprendizagem dos alunos. Foram selecionados para o estudo, os 3 descritores com menor percentual de acertos do estado do 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa do SAEP-2017 e Prova Paraná Mais-2019. Após, foi feita uma análise desses resultados por regional para verificar se havia uma tendencia entre eles, o que foi comprovado. Em seguida, realizou-se uma comparação entre os descritores de menor acerto em 2017 e 2019, para ver se persistiam os mesmos resultados e finalmente uma comparação entre o percentual de acertos desses descritores em 2017 e 2019. Observou-se que um dos descritores permaneceu em 2017 e 2019 como o de menor acerto no Estado, no entanto, o percentual de acerto desse descritor entre os dois anos analisados aumentou na última edição. Algumas ações direcionadas aos profissionais da educação relacionadas à análise dos resultados das avaliações externas foram descritas nesse estudo, com o intuito de embasar os resultados positivos apresentados pelos descritores analisados.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação externa
Descritores
Análise de resultados
SAEP
Prova Paraná Mais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons