https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
giannatorrens.pdf | PDF/A | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise dos descritores de menor acerto do 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa – Saep 2017 - Prova Paraná Mais 2019 |
Autor(es): | Torrens, Gianna |
Primeiro Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues |
Membro da banca: | Quiossa, Amanda Sangy |
Membro da banca: | Ferraz, Rosane Carmanini |
Resumo: | Este artigo tem o intuito de mostrar, por meio de um estudo comparativo entre os resultados por descritor das avaliações externas realizadas no Paraná nos anos de 2017 e 2019, aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio, que o estudo por descritor, pode ser esclarecedor e pontual para os profissionais das escolas por sua especificidade e assim, embasar de forma mais efetiva a definição de ações de melhoria na aprendizagem dos alunos. Foram selecionados para o estudo, os 3 descritores com menor percentual de acertos do estado do 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa do SAEP-2017 e Prova Paraná Mais-2019. Após, foi feita uma análise desses resultados por regional para verificar se havia uma tendencia entre eles, o que foi comprovado. Em seguida, realizou-se uma comparação entre os descritores de menor acerto em 2017 e 2019, para ver se persistiam os mesmos resultados e finalmente uma comparação entre o percentual de acertos desses descritores em 2017 e 2019. Observou-se que um dos descritores permaneceu em 2017 e 2019 como o de menor acerto no Estado, no entanto, o percentual de acerto desse descritor entre os dois anos analisados aumentou na última edição. Algumas ações direcionadas aos profissionais da educação relacionadas à análise dos resultados das avaliações externas foram descritas nesse estudo, com o intuito de embasar os resultados positivos apresentados pelos descritores analisados. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Avaliação externa Descritores Análise de resultados SAEP Prova Paraná Mais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons