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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barboza, Eleuza Maria Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430398851018440pt_BR
dc.contributor.referee1Quiossa, Amanda Sangy-
dc.contributor.referee2Ferraz, Rosane Carmanini-
dc.creatorTorrens, Gianna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6276742333949887pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T14:11:33Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T14:11:33Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem o intuito de mostrar, por meio de um estudo comparativo entre os resultados por descritor das avaliações externas realizadas no Paraná nos anos de 2017 e 2019, aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio, que o estudo por descritor, pode ser esclarecedor e pontual para os profissionais das escolas por sua especificidade e assim, embasar de forma mais efetiva a definição de ações de melhoria na aprendizagem dos alunos. Foram selecionados para o estudo, os 3 descritores com menor percentual de acertos do estado do 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa do SAEP-2017 e Prova Paraná Mais-2019. Após, foi feita uma análise desses resultados por regional para verificar se havia uma tendencia entre eles, o que foi comprovado. Em seguida, realizou-se uma comparação entre os descritores de menor acerto em 2017 e 2019, para ver se persistiam os mesmos resultados e finalmente uma comparação entre o percentual de acertos desses descritores em 2017 e 2019. Observou-se que um dos descritores permaneceu em 2017 e 2019 como o de menor acerto no Estado, no entanto, o percentual de acerto desse descritor entre os dois anos analisados aumentou na última edição. Algumas ações direcionadas aos profissionais da educação relacionadas à análise dos resultados das avaliações externas foram descritas nesse estudo, com o intuito de embasar os resultados positivos apresentados pelos descritores analisados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectDescritorespt_BR
dc.subjectAnálise de resultadospt_BR
dc.subjectSAEPpt_BR
dc.subjectProva Paraná Maispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise dos descritores de menor acerto do 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa – Saep 2017 - Prova Paraná Mais 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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