Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giannatorrens.pdfPDF/A1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise dos descritores de menor acerto do 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa – Saep 2017 - Prova Paraná Mais 2019
Author: Torrens, Gianna
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Barboza, Eleuza Maria Rodrigues
Referee Member: Quiossa, Amanda Sangy
Referee Member: Ferraz, Rosane Carmanini
Resumo: Este artigo tem o intuito de mostrar, por meio de um estudo comparativo entre os resultados por descritor das avaliações externas realizadas no Paraná nos anos de 2017 e 2019, aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio, que o estudo por descritor, pode ser esclarecedor e pontual para os profissionais das escolas por sua especificidade e assim, embasar de forma mais efetiva a definição de ações de melhoria na aprendizagem dos alunos. Foram selecionados para o estudo, os 3 descritores com menor percentual de acertos do estado do 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa do SAEP-2017 e Prova Paraná Mais-2019. Após, foi feita uma análise desses resultados por regional para verificar se havia uma tendencia entre eles, o que foi comprovado. Em seguida, realizou-se uma comparação entre os descritores de menor acerto em 2017 e 2019, para ver se persistiam os mesmos resultados e finalmente uma comparação entre o percentual de acertos desses descritores em 2017 e 2019. Observou-se que um dos descritores permaneceu em 2017 e 2019 como o de menor acerto no Estado, no entanto, o percentual de acerto desse descritor entre os dois anos analisados aumentou na última edição. Algumas ações direcionadas aos profissionais da educação relacionadas à análise dos resultados das avaliações externas foram descritas nesse estudo, com o intuito de embasar os resultados positivos apresentados pelos descritores analisados.
Abstract: -
Keywords: Avaliação externa
Descritores
Análise de resultados
SAEP
Prova Paraná Mais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons