Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13232
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elizeteraimundapereira.pdfPDF/A789.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desempenho escolar: uma análise do IDEB nas escolas da rede municipal de Carandaí-MG no período de 2007 a 2019
Autor(es): Pereira, Elizete Raimunda
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Oliveira, Helena Rivelli de
Resumo: A Educação Básica, no Brasil, nas últimas décadas, vem sendo monitorada através de índices que medem o desempenho dos alunos. Em nível nacional, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador de qualidade educacional que combina informações das médias de desempenho dos alunos, obtidas, no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com informações sobre o rendimento escolar, medido pelos índices de aprovação obtidos, através do Censo Escolar. Este artigo apresenta um estudo dos resultados do IDEB das escolas da Rede municipal de Carandaí-MG, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, no período de 2007 a 2019, numa abordagem quantitativa, com base em referências bibliográficas que tratam deste tema e consulta a dados secundários disponíveis e públicos. Os dados foram analisados, com base em critérios estabelecidos para observação, e, após análise e discussão dos mesmos, conclui-se que as escolas da rede municipal de Carandaí-MG participantes da avaliação nacional do SAEB nas edições do IDEB de 2007 a 2019, tiveram melhores resultados nos anos iniciais do ensino fundamental quando comparados aos resultados nos anos finais. Conclui-se ainda que a correção de fluxo, nos anos iniciais do ensino fundamental, teve forte influência nos resultados do IDEB e o aprendizado também melhorou e contribuiu para os resultados, ao passo que, nos anos finais do ensino fundamental, as taxas de reprovação, de modo predominante, são altas, as escolas participantes apresentaram poucas correções de fluxo e baixas e regressivas taxas de aprendizado.
Abstract: The Basic Education in Brazil, in recent decades, has been monitored through indices that measure student performance. At the national level, the Basic Education Development Index (IDEB) is an indicator of educational quality that combines information on student performance averages obtained from the Basic Education Assessment System (SAEB) with information on school performance, measured by the approval rates obtained, through the School Census. This article presents a study of the IDEB results of schools in the municipal network of Carandaí-MG, in the initial and final years of elementary school, in the period from 2007 to 2019, based on bibliographic references dealing with this theme and consultation of available secondary data. and public. The data were analyzed, based on criteria established for observation, and, after analyzing and discussing them, it is concluded that schools in the municipal network of Carandaí-MG participating in the national assessment of SAEB in the IDEB editions from 2007 to 2019, in a quantitative approach, had better results in the early years of elementary school when compared to results in the final years. It is also concluded that the correction of flow, in the early years of elementary school, had a strong influence on the results of IDEB and learning also improved and contributed to the results, whereas, in the final years of elementary school, the failure rates , predominantly, they are high, the participating schools showed few corrections of flow and low and regressive learning rates.
Palavras-chave: Resultados do IDEB
Ensino fundamental
Escolas municipais
Desempenho
IDEB results
Elementary school
Municipal schools
Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13232
Data do documento: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons