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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee2Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.creatorPereira, Elizete Raimunda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9255897625326131pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T13:14:33Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-02T13:14:33Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13232-
dc.description.abstractThe Basic Education in Brazil, in recent decades, has been monitored through indices that measure student performance. At the national level, the Basic Education Development Index (IDEB) is an indicator of educational quality that combines information on student performance averages obtained from the Basic Education Assessment System (SAEB) with information on school performance, measured by the approval rates obtained, through the School Census. This article presents a study of the IDEB results of schools in the municipal network of Carandaí-MG, in the initial and final years of elementary school, in the period from 2007 to 2019, based on bibliographic references dealing with this theme and consultation of available secondary data. and public. The data were analyzed, based on criteria established for observation, and, after analyzing and discussing them, it is concluded that schools in the municipal network of Carandaí-MG participating in the national assessment of SAEB in the IDEB editions from 2007 to 2019, in a quantitative approach, had better results in the early years of elementary school when compared to results in the final years. It is also concluded that the correction of flow, in the early years of elementary school, had a strong influence on the results of IDEB and learning also improved and contributed to the results, whereas, in the final years of elementary school, the failure rates , predominantly, they are high, the participating schools showed few corrections of flow and low and regressive learning rates.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Básica, no Brasil, nas últimas décadas, vem sendo monitorada através de índices que medem o desempenho dos alunos. Em nível nacional, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador de qualidade educacional que combina informações das médias de desempenho dos alunos, obtidas, no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com informações sobre o rendimento escolar, medido pelos índices de aprovação obtidos, através do Censo Escolar. Este artigo apresenta um estudo dos resultados do IDEB das escolas da Rede municipal de Carandaí-MG, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, no período de 2007 a 2019, numa abordagem quantitativa, com base em referências bibliográficas que tratam deste tema e consulta a dados secundários disponíveis e públicos. Os dados foram analisados, com base em critérios estabelecidos para observação, e, após análise e discussão dos mesmos, conclui-se que as escolas da rede municipal de Carandaí-MG participantes da avaliação nacional do SAEB nas edições do IDEB de 2007 a 2019, tiveram melhores resultados nos anos iniciais do ensino fundamental quando comparados aos resultados nos anos finais. Conclui-se ainda que a correção de fluxo, nos anos iniciais do ensino fundamental, teve forte influência nos resultados do IDEB e o aprendizado também melhorou e contribuiu para os resultados, ao passo que, nos anos finais do ensino fundamental, as taxas de reprovação, de modo predominante, são altas, as escolas participantes apresentaram poucas correções de fluxo e baixas e regressivas taxas de aprendizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResultados do IDEBpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectIDEB resultspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectMunicipal schoolspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDesempenho escolar: uma análise do IDEB nas escolas da rede municipal de Carandaí-MG no período de 2007 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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