Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13219
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
celiodemelosouza.pdfPDF/A651.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A adequação da formação dos docentes da rede estadual do Acre e sua relação com o desempenho escolar em matemática dos alunos do nono ano no período de 2015 a 2019
Autor(es): Souza, Célio de Melo
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Coelho, Rita de Cássia de Freitas
Membro da banca: Scoton, Roberta Muller Scafuto
Resumo: Este artigo correlaciona os resultados de proficiência em matemática dos alunos do nono ano da rede estadual do Acre no SAEB com a adequação da formação dos professores. Na metodologia foram utilizados dados quantitativos para qualificar a contextualização e compreensão da temática. Nos últimos anos o Estado do Acre vem apresentando um bom desempenho em relação aos dados sobre a formação superior de seus professores. Por exemplo, o percentual de docentes da rede estadual com formação superior em licenciatura aumentou 10,0 p.p. no período entre 2015 e 2019. Como a formação específica de docentes da educação básica nas áreas em que lecionam é, certamente, tema de relevância para o entendimento dos fatores que impactam no desempenho dos alunos. Esse artigo analisa a importância da formação superior e adequação do docente a disciplina que leciona para a educação do estado. Também busca compreender, como o aumento do número de professores com formação superior na rede estadual refletiu na melhora dos dados de rendimento escolar dos alunos em Matemática. A conclusão indica que a disciplina de Matemática resguarda características próprias da área. E, que as políticas de formação e contratação docente realizadas nas últimas décadas no Acre revelam que a formação desses professores apresenta inadequações que impactam nos resultados de proficiência dos estudantes, incluindo a área de matemática.
Abstract: -
Palavras-chave: Formação docente
Adequação docente
Desempenho escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13219
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons