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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Rita de Cássia de Freitas-
dc.contributor.referee2Scoton, Roberta Muller Scafuto-
dc.creatorSouza, Célio de Melo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T11:44:54Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T11:44:54Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13219-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo correlaciona os resultados de proficiência em matemática dos alunos do nono ano da rede estadual do Acre no SAEB com a adequação da formação dos professores. Na metodologia foram utilizados dados quantitativos para qualificar a contextualização e compreensão da temática. Nos últimos anos o Estado do Acre vem apresentando um bom desempenho em relação aos dados sobre a formação superior de seus professores. Por exemplo, o percentual de docentes da rede estadual com formação superior em licenciatura aumentou 10,0 p.p. no período entre 2015 e 2019. Como a formação específica de docentes da educação básica nas áreas em que lecionam é, certamente, tema de relevância para o entendimento dos fatores que impactam no desempenho dos alunos. Esse artigo analisa a importância da formação superior e adequação do docente a disciplina que leciona para a educação do estado. Também busca compreender, como o aumento do número de professores com formação superior na rede estadual refletiu na melhora dos dados de rendimento escolar dos alunos em Matemática. A conclusão indica que a disciplina de Matemática resguarda características próprias da área. E, que as políticas de formação e contratação docente realizadas nas últimas décadas no Acre revelam que a formação desses professores apresenta inadequações que impactam nos resultados de proficiência dos estudantes, incluindo a área de matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAdequação docentept_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA adequação da formação dos docentes da rede estadual do Acre e sua relação com o desempenho escolar em matemática dos alunos do nono ano no período de 2015 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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