https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13219
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
celiodemelosouza.pdf | PDF/A | 651.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A adequação da formação dos docentes da rede estadual do Acre e sua relação com o desempenho escolar em matemática dos alunos do nono ano no período de 2015 a 2019 |
Author: | Souza, Célio de Melo |
First Advisor: | Rezende, Wagner Silveira |
Referee Member: | Coelho, Rita de Cássia de Freitas |
Referee Member: | Scoton, Roberta Muller Scafuto |
Resumo: | Este artigo correlaciona os resultados de proficiência em matemática dos alunos do nono ano da rede estadual do Acre no SAEB com a adequação da formação dos professores. Na metodologia foram utilizados dados quantitativos para qualificar a contextualização e compreensão da temática. Nos últimos anos o Estado do Acre vem apresentando um bom desempenho em relação aos dados sobre a formação superior de seus professores. Por exemplo, o percentual de docentes da rede estadual com formação superior em licenciatura aumentou 10,0 p.p. no período entre 2015 e 2019. Como a formação específica de docentes da educação básica nas áreas em que lecionam é, certamente, tema de relevância para o entendimento dos fatores que impactam no desempenho dos alunos. Esse artigo analisa a importância da formação superior e adequação do docente a disciplina que leciona para a educação do estado. Também busca compreender, como o aumento do número de professores com formação superior na rede estadual refletiu na melhora dos dados de rendimento escolar dos alunos em Matemática. A conclusão indica que a disciplina de Matemática resguarda características próprias da área. E, que as políticas de formação e contratação docente realizadas nas últimas décadas no Acre revelam que a formação desses professores apresenta inadequações que impactam nos resultados de proficiência dos estudantes, incluindo a área de matemática. |
Abstract: | - |
Keywords: | Formação docente Adequação docente Desempenho escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13219 |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License