https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brigidacoutomendes.pdf | PDF/A | 643.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A política curricular e os indicadores de desempenho em matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de Mato Grosso |
Author: | Mendes, Brígida Couto |
First Advisor: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-Advisor: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Referee Member: | Coelho, Rita de Cássia de Freitas |
Referee Member: | Alves, Márcio Fagundes |
Resumo: | Este artigo consiste em interpretar e compreender os indicadores de desempenho dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Mato Grosso no componente curricular de matemática, articulando tais indicadores com a política de organização curricular do estado. Para tal, foram apresentados os indicadores educacionais dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica- Saeb, destacando os desafios vivenciados pelo Estado para a elevação do índice de aprendizagem entre estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da política instituída por Ciclos de Formação Humana. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, tendo como instrumentos de análise da pesquisa os indicadores de proficiência em matemática dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede estadual, apresentados nos anos de 2015 a 2019 e os documentos relacionados à política curricular instituída no Estado Mato Grosso. A análise dos dados apresenta-se com a finalidade de provocar a reflexão sobre os resultados do Saeb, de forma a articular os dados relativos ao Brasil à proficiência desempenhada no contexto de Mato Grosso e ainda sobre os meios utilizados para o aumento de tais indicadores, especificamente no campo do ensino que envolve o conhecimento matemático. |
Abstract: | - |
Keywords: | Matemática Currículo Avaliação Proficiência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215 |
Issue Date: | 23-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License