Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
brigidacoutomendes.pdfPDF/A643.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A política curricular e os indicadores de desempenho em matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de Mato Grosso
Autor(es): Mendes, Brígida Couto
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Oliveira, Roberto Perobelli de
Miembros Examinadores: Coelho, Rita de Cássia de Freitas
Miembros Examinadores: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: Este artigo consiste em interpretar e compreender os indicadores de desempenho dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Mato Grosso no componente curricular de matemática, articulando tais indicadores com a política de organização curricular do estado. Para tal, foram apresentados os indicadores educacionais dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica- Saeb, destacando os desafios vivenciados pelo Estado para a elevação do índice de aprendizagem entre estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da política instituída por Ciclos de Formação Humana. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, tendo como instrumentos de análise da pesquisa os indicadores de proficiência em matemática dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede estadual, apresentados nos anos de 2015 a 2019 e os documentos relacionados à política curricular instituída no Estado Mato Grosso. A análise dos dados apresenta-se com a finalidade de provocar a reflexão sobre os resultados do Saeb, de forma a articular os dados relativos ao Brasil à proficiência desempenhada no contexto de Mato Grosso e ainda sobre os meios utilizados para o aumento de tais indicadores, especificamente no campo do ensino que envolve o conhecimento matemático.
Resumen : -
Palabras clave : Matemática
Currículo
Avaliação
Proficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215
Fecha de publicación : 23-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons