https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brigidacoutomendes.pdf | PDF/A | 643.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Roberto Perobelli de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9314830679981149 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Rita de Cássia de Freitas | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.creator | Mendes, Brígida Couto | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T11:36:26Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T11:36:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo consiste em interpretar e compreender os indicadores de desempenho dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Mato Grosso no componente curricular de matemática, articulando tais indicadores com a política de organização curricular do estado. Para tal, foram apresentados os indicadores educacionais dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica- Saeb, destacando os desafios vivenciados pelo Estado para a elevação do índice de aprendizagem entre estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da política instituída por Ciclos de Formação Humana. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, tendo como instrumentos de análise da pesquisa os indicadores de proficiência em matemática dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede estadual, apresentados nos anos de 2015 a 2019 e os documentos relacionados à política curricular instituída no Estado Mato Grosso. A análise dos dados apresenta-se com a finalidade de provocar a reflexão sobre os resultados do Saeb, de forma a articular os dados relativos ao Brasil à proficiência desempenhada no contexto de Mato Grosso e ainda sobre os meios utilizados para o aumento de tais indicadores, especificamente no campo do ensino que envolve o conhecimento matemático. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A política curricular e os indicadores de desempenho em matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de Mato Grosso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License