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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314830679981149pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Rita de Cássia de Freitas-
dc.contributor.referee2Alves, Márcio Fagundes-
dc.creatorMendes, Brígida Couto-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T11:36:26Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T11:36:26Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo consiste em interpretar e compreender os indicadores de desempenho dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Mato Grosso no componente curricular de matemática, articulando tais indicadores com a política de organização curricular do estado. Para tal, foram apresentados os indicadores educacionais dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica- Saeb, destacando os desafios vivenciados pelo Estado para a elevação do índice de aprendizagem entre estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da política instituída por Ciclos de Formação Humana. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, tendo como instrumentos de análise da pesquisa os indicadores de proficiência em matemática dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede estadual, apresentados nos anos de 2015 a 2019 e os documentos relacionados à política curricular instituída no Estado Mato Grosso. A análise dos dados apresenta-se com a finalidade de provocar a reflexão sobre os resultados do Saeb, de forma a articular os dados relativos ao Brasil à proficiência desempenhada no contexto de Mato Grosso e ainda sobre os meios utilizados para o aumento de tais indicadores, especificamente no campo do ensino que envolve o conhecimento matemático.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA política curricular e os indicadores de desempenho em matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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