https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
brigidacoutomendes.pdf | PDF/A | 643.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A política curricular e os indicadores de desempenho em matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de Mato Grosso |
Autor(es): | Mendes, Brígida Couto |
Primeiro Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Membro da banca: | Coelho, Rita de Cássia de Freitas |
Membro da banca: | Alves, Márcio Fagundes |
Resumo: | Este artigo consiste em interpretar e compreender os indicadores de desempenho dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Mato Grosso no componente curricular de matemática, articulando tais indicadores com a política de organização curricular do estado. Para tal, foram apresentados os indicadores educacionais dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica- Saeb, destacando os desafios vivenciados pelo Estado para a elevação do índice de aprendizagem entre estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da política instituída por Ciclos de Formação Humana. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, tendo como instrumentos de análise da pesquisa os indicadores de proficiência em matemática dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da rede estadual, apresentados nos anos de 2015 a 2019 e os documentos relacionados à política curricular instituída no Estado Mato Grosso. A análise dos dados apresenta-se com a finalidade de provocar a reflexão sobre os resultados do Saeb, de forma a articular os dados relativos ao Brasil à proficiência desempenhada no contexto de Mato Grosso e ainda sobre os meios utilizados para o aumento de tais indicadores, especificamente no campo do ensino que envolve o conhecimento matemático. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Matemática Currículo Avaliação Proficiência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13215 |
Data do documento: | 23-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons