https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13214
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
barbaraandraderibeirogomes.pdf | PDF/A | 539.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Formação docente e sua influência no desempenho dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio no SAEB 2019: uma breve comparação entre escolas urbanas e rurais do Distrito Federal |
Author: | Gomes, Bárbara Andrades Ribeiro |
First Advisor: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-Advisor: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Referee Member: | Coelho, Rita de Cássia de Freitas |
Referee Member: | Alves, Márcio Fagundes |
Resumo: | Para Ferreira filho et al (2020) os indicadores docentes ajudam a compreender a evolução da qualidade educacional ofertada por redes de ensino, eles são instrumentos estatísticos que permitem verificar quais características do trabalho docente influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo objetivou investigar o quanto e se a formação docente influenciou no desempenho dos estudantes das etapas finais dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio no SAEB 2019 em relação a regionalidade da escola, seja em escolas rurais e urbanas. Para isso foi realizado uma comparação entre o indicador de adequação da formação docente fornecido pelo INEP e os dados de desempenho das escolas do ensino fundamental e ensino médio do Distrito Federal no SAEB 2019. |
Abstract: | - |
Keywords: | Adequação da Formação Docente SAEB IDEB Rede do Distrito Federal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13214 |
Issue Date: | 23-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License