Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13212
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andrezasilvamattos.pdfPDF/A912.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avanços e desafios de políticas educacionais: uma análise dos resultados do Ideb de Nossa Senhora do Socorro-SE
Autor(es): Mattos, Andreza Silva
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Macário, Alice de Paiva
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como tema as variações do Ideb dos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental da Educação Básica, da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe. A análise objetiva comparar as variações entre os anos de 2015, 2017 e 2019, em termos de proficiência e fluxo, destacando os avanços educacionais e os desafios enfrentados pela rede. Para tanto, utilizamos a seguinte questão norteadora: quais as estratégias utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação para avançar na qualidade educacional, em 2019? As respostas foram encontradas a partir de um estudo de caso, com uso do método indutivo, propósito descritivo e uma abordagem quantitativa-qualitativa. Tomamos como fontes de pesquisa os resultados da Avaliação Saeb dos anos em análise, disponibilizados em plataformas de devolutas do Inep e do QEdu, bem como em dados do Censo Escolar. Foi possível identificar que o município “virou a chave” e alcançou a meta projetada para 2019, percorrendo uma trajetória histórica em seu progresso educacional que envolveu diferentes gestões municipais.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação Saeb
Ideb
Resultados educacionais
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13212
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons