Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13212
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrezasilvamattos.pdfPDF/A912.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avanços e desafios de políticas educacionais: uma análise dos resultados do Ideb de Nossa Senhora do Socorro-SE
Author: Mattos, Andreza Silva
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Macário, Alice de Paiva
Referee Member: Machado, Carla Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como tema as variações do Ideb dos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental da Educação Básica, da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe. A análise objetiva comparar as variações entre os anos de 2015, 2017 e 2019, em termos de proficiência e fluxo, destacando os avanços educacionais e os desafios enfrentados pela rede. Para tanto, utilizamos a seguinte questão norteadora: quais as estratégias utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação para avançar na qualidade educacional, em 2019? As respostas foram encontradas a partir de um estudo de caso, com uso do método indutivo, propósito descritivo e uma abordagem quantitativa-qualitativa. Tomamos como fontes de pesquisa os resultados da Avaliação Saeb dos anos em análise, disponibilizados em plataformas de devolutas do Inep e do QEdu, bem como em dados do Censo Escolar. Foi possível identificar que o município “virou a chave” e alcançou a meta projetada para 2019, percorrendo uma trajetória histórica em seu progresso educacional que envolveu diferentes gestões municipais.
Abstract: -
Keywords: Avaliação Saeb
Ideb
Resultados educacionais
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13212
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons