Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13212
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
andrezasilvamattos.pdfPDF/A912.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avanços e desafios de políticas educacionais: uma análise dos resultados do Ideb de Nossa Senhora do Socorro-SE
Autor(es): Mattos, Andreza Silva
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Macário, Alice de Paiva
Miembros Examinadores: Machado, Carla Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como tema as variações do Ideb dos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental da Educação Básica, da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe. A análise objetiva comparar as variações entre os anos de 2015, 2017 e 2019, em termos de proficiência e fluxo, destacando os avanços educacionais e os desafios enfrentados pela rede. Para tanto, utilizamos a seguinte questão norteadora: quais as estratégias utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação para avançar na qualidade educacional, em 2019? As respostas foram encontradas a partir de um estudo de caso, com uso do método indutivo, propósito descritivo e uma abordagem quantitativa-qualitativa. Tomamos como fontes de pesquisa os resultados da Avaliação Saeb dos anos em análise, disponibilizados em plataformas de devolutas do Inep e do QEdu, bem como em dados do Censo Escolar. Foi possível identificar que o município “virou a chave” e alcançou a meta projetada para 2019, percorrendo uma trajetória histórica em seu progresso educacional que envolveu diferentes gestões municipais.
Resumen : -
Palabras clave : Avaliação Saeb
Ideb
Resultados educacionais
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13212
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons