Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13209
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anavalentinanatalmeirelles.pdfPDF/A885.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação integral de tempo integral no Ensino Médio: qualidade e equidade em unidades escolares estaduais na cidade do Rio de Janeiro
Autor(es): Meirelles, Ana Valentina Natal
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Oliveira, Roberto Perobelli de
Membro da banca: Macário, Alice de Paiva
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar seis unidades escolares da rede estadual, situadas na cidade do Rio de Janeiro, que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral, destacando-se da média pública estadual de desempenho escolar no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, buscando evidências dos fatores que puderam influenciar os resultados. A pesquisa qualitativa/quantitativa foi realizada por meio de análise documental das legislações que embasam a Educação Integral em Tempo Integral, pesquisa bibliográfica sobre a temática e com dados obtidos a partir do Censo Escolar da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como problemas de pesquisa, englobam-se as seguintes questões: Como se apresentam os resultados da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb e sua relação com as taxas de aprovação e reprovação escolar nas diferentes modelagens? Como se apresenta a distorção idade-série e o abandono escolar nos diferentes modelos? Quais modelos de Educação Integral em Tempo Integral possuem os melhores resultados em relação a esses indicadores? O referencial teórico que fundamenta este estudo remete às contribuições de Coelho (2009); Cavaliere (2009, 2021); Moehlecke (2020); Azevedo (2012); Soares E Andrade (2006). Para elaboração deste artigo, considerou-se a Meta 7 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e seus indicadores para aferição da aprendizagem e a qualidade no Ensino Médio Regular em unidades escolares estaduais que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral na cidade do Rio de Janeiro.
Abstract: -
Palavras-chave: Ensino Médio Integral
Tempo Integral
Qualidade
Desempenho Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13209
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons