https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13209
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
anavalentinanatalmeirelles.pdf | PDF/A | 885.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educação integral de tempo integral no Ensino Médio: qualidade e equidade em unidades escolares estaduais na cidade do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Meirelles, Ana Valentina Natal |
Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Miembros Examinadores: | Macário, Alice de Paiva |
Miembros Examinadores: | Alves, Márcio Fagundes |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar seis unidades escolares da rede estadual, situadas na cidade do Rio de Janeiro, que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral, destacando-se da média pública estadual de desempenho escolar no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, buscando evidências dos fatores que puderam influenciar os resultados. A pesquisa qualitativa/quantitativa foi realizada por meio de análise documental das legislações que embasam a Educação Integral em Tempo Integral, pesquisa bibliográfica sobre a temática e com dados obtidos a partir do Censo Escolar da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como problemas de pesquisa, englobam-se as seguintes questões: Como se apresentam os resultados da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb e sua relação com as taxas de aprovação e reprovação escolar nas diferentes modelagens? Como se apresenta a distorção idade-série e o abandono escolar nos diferentes modelos? Quais modelos de Educação Integral em Tempo Integral possuem os melhores resultados em relação a esses indicadores? O referencial teórico que fundamenta este estudo remete às contribuições de Coelho (2009); Cavaliere (2009, 2021); Moehlecke (2020); Azevedo (2012); Soares E Andrade (2006). Para elaboração deste artigo, considerou-se a Meta 7 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e seus indicadores para aferição da aprendizagem e a qualidade no Ensino Médio Regular em unidades escolares estaduais que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral na cidade do Rio de Janeiro. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Ensino Médio Integral Tempo Integral Qualidade Desempenho Escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13209 |
Fecha de publicación : | 22-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons