https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13209
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anavalentinanatalmeirelles.pdf | PDF/A | 885.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Roberto Perobelli de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9314830679981149 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Macário, Alice de Paiva | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.creator | Meirelles, Ana Valentina Natal | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T11:05:43Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T11:05:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13209 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é analisar seis unidades escolares da rede estadual, situadas na cidade do Rio de Janeiro, que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral, destacando-se da média pública estadual de desempenho escolar no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, buscando evidências dos fatores que puderam influenciar os resultados. A pesquisa qualitativa/quantitativa foi realizada por meio de análise documental das legislações que embasam a Educação Integral em Tempo Integral, pesquisa bibliográfica sobre a temática e com dados obtidos a partir do Censo Escolar da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como problemas de pesquisa, englobam-se as seguintes questões: Como se apresentam os resultados da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb e sua relação com as taxas de aprovação e reprovação escolar nas diferentes modelagens? Como se apresenta a distorção idade-série e o abandono escolar nos diferentes modelos? Quais modelos de Educação Integral em Tempo Integral possuem os melhores resultados em relação a esses indicadores? O referencial teórico que fundamenta este estudo remete às contribuições de Coelho (2009); Cavaliere (2009, 2021); Moehlecke (2020); Azevedo (2012); Soares E Andrade (2006). Para elaboração deste artigo, considerou-se a Meta 7 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e seus indicadores para aferição da aprendizagem e a qualidade no Ensino Médio Regular em unidades escolares estaduais que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral na cidade do Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Médio Integral | pt_BR |
dc.subject | Tempo Integral | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Educação integral de tempo integral no Ensino Médio: qualidade e equidade em unidades escolares estaduais na cidade do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License