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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314830679981149pt_BR
dc.contributor.referee1Macário, Alice de Paiva-
dc.contributor.referee2Alves, Márcio Fagundes-
dc.creatorMeirelles, Ana Valentina Natal-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T11:05:43Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T11:05:43Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13209-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar seis unidades escolares da rede estadual, situadas na cidade do Rio de Janeiro, que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral, destacando-se da média pública estadual de desempenho escolar no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, buscando evidências dos fatores que puderam influenciar os resultados. A pesquisa qualitativa/quantitativa foi realizada por meio de análise documental das legislações que embasam a Educação Integral em Tempo Integral, pesquisa bibliográfica sobre a temática e com dados obtidos a partir do Censo Escolar da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como problemas de pesquisa, englobam-se as seguintes questões: Como se apresentam os resultados da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb e sua relação com as taxas de aprovação e reprovação escolar nas diferentes modelagens? Como se apresenta a distorção idade-série e o abandono escolar nos diferentes modelos? Quais modelos de Educação Integral em Tempo Integral possuem os melhores resultados em relação a esses indicadores? O referencial teórico que fundamenta este estudo remete às contribuições de Coelho (2009); Cavaliere (2009, 2021); Moehlecke (2020); Azevedo (2012); Soares E Andrade (2006). Para elaboração deste artigo, considerou-se a Meta 7 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e seus indicadores para aferição da aprendizagem e a qualidade no Ensino Médio Regular em unidades escolares estaduais que ofertam Ensino Médio Integral em Tempo Integral na cidade do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médio Integralpt_BR
dc.subjectTempo Integralpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectDesempenho Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEducação integral de tempo integral no Ensino Médio: qualidade e equidade em unidades escolares estaduais na cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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