Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13206
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analuciadasilvabrito.pdfPDF/A409.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação entre formação e esforço docente e os resultados do Saeb para Língua Portuguesa do 9º ano das escolas estaduais do Pará, entre 2015 e 2019.
Autor(es): Brito, Ana Lúcia da Silva
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Membro da banca: Juliano, Felipe Romão
Resumo: Os indicadores docentes, enquanto instrumentos estatísticos, dão suporte aos gestores educacionais na compreensão da evolução da qualidade educacional ofertada por suas redes e pelas instituições de ensino, permitindo entender a influência que o trabalho docente pode ter no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a adequação da formação do professor e o esforço docente no desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) da rede estadual paraense, em Língua Portuguesa, nas três últimas edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com recorte temporal nos anos de 2015, 2017 e 2019. Para tal, foram coletados tanto os dados relacionados à formação de professores e esforço docente quanto os dados referentes ao desempenho dos alunos da plataforma Painel Educacional no site do Inep, utilizando-se a abordagem quanti-quali para analisar os indicadores citados. Os resultados desta pesquisa mostraram que fatores como os indicadores da adequação da formação do professor e o índice de esforço docente podem influenciar nos indicadores de proficiência dos estudantes.
Abstract: -
Palavras-chave: Indicadores docentes
Indicadores de desempenho
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13206
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons