https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13206
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analuciadasilvabrito.pdf | PDF/A | 409.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A relação entre formação e esforço docente e os resultados do Saeb para Língua Portuguesa do 9º ano das escolas estaduais do Pará, entre 2015 e 2019. |
Author: | Brito, Ana Lúcia da Silva |
First Advisor: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Referee Member: | Oliveira, Vânia Maria Machado de |
Referee Member: | Juliano, Felipe Romão |
Resumo: | Os indicadores docentes, enquanto instrumentos estatísticos, dão suporte aos gestores educacionais na compreensão da evolução da qualidade educacional ofertada por suas redes e pelas instituições de ensino, permitindo entender a influência que o trabalho docente pode ter no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a adequação da formação do professor e o esforço docente no desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) da rede estadual paraense, em Língua Portuguesa, nas três últimas edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com recorte temporal nos anos de 2015, 2017 e 2019. Para tal, foram coletados tanto os dados relacionados à formação de professores e esforço docente quanto os dados referentes ao desempenho dos alunos da plataforma Painel Educacional no site do Inep, utilizando-se a abordagem quanti-quali para analisar os indicadores citados. Os resultados desta pesquisa mostraram que fatores como os indicadores da adequação da formação do professor e o índice de esforço docente podem influenciar nos indicadores de proficiência dos estudantes. |
Abstract: | - |
Keywords: | Indicadores docentes Indicadores de desempenho Formação docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13206 |
Issue Date: | 26-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License