Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13206
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analuciadasilvabrito.pdfPDF/A409.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Vânia Maria Machado de-
dc.contributor.referee2Juliano, Felipe Romão-
dc.creatorBrito, Ana Lúcia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413811290087983pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T10:56:28Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T10:56:28Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13206-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoOs indicadores docentes, enquanto instrumentos estatísticos, dão suporte aos gestores educacionais na compreensão da evolução da qualidade educacional ofertada por suas redes e pelas instituições de ensino, permitindo entender a influência que o trabalho docente pode ter no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a adequação da formação do professor e o esforço docente no desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) da rede estadual paraense, em Língua Portuguesa, nas três últimas edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com recorte temporal nos anos de 2015, 2017 e 2019. Para tal, foram coletados tanto os dados relacionados à formação de professores e esforço docente quanto os dados referentes ao desempenho dos alunos da plataforma Painel Educacional no site do Inep, utilizando-se a abordagem quanti-quali para analisar os indicadores citados. Os resultados desta pesquisa mostraram que fatores como os indicadores da adequação da formação do professor e o índice de esforço docente podem influenciar nos indicadores de proficiência dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectIndicadores docentespt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA relação entre formação e esforço docente e os resultados do Saeb para Língua Portuguesa do 9º ano das escolas estaduais do Pará, entre 2015 e 2019.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons