Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandrepintoguimaraes.pdfPDF/A1.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da relação entre as ações da SEDUC/SE e a proficiência SAEB em Língua Portuguesa dos Anos Finais (2013-2019)
Autor(es): Guimarães, Alexandre Pinto
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Boscato, Priscila da Costa Pinheiro
Membro da banca: Silva, Cássio José de Oliveira
Resumo: Este artigo visa analisar as notas de proficiência em Língua Portuguesa, produzidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes ao período de 2013 a 2019, da Rede Estadual de Sergipe, procurando estabelecer uma relação com ações e programas, de intencionalidades pedagógicas, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, e com os aspectos contextuais, para entender o grau de influência exercido nos resultados. A interpretação dos dados, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira, efetiva-se, a partir da leitura de gráficos e tabelas, comparando a situação de Sergipe com os cenários regional e nacional, e verificando a dinâmica dos números nas dez Diretorias de Educação, situadas em regiões diferentes, com aspectos socioculturais diversos. Diante das peculiaridades detectadas em cada ambiente, onde os processos educacionais se fazem presentes, a implementação de ações considerando a realidade da comunidade escolar, pode ser fator determinante para oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades pelos estudantes sergipanos.
Abstract: -
Palavras-chave: Ações
Aspectos Contextuais
Língua Portuguesa
Proficiência
Programas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons