Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexandrepintoguimaraes.pdfPDF/A1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Boscato, Priscila da Costa Pinheiro-
dc.contributor.referee2Silva, Cássio José de Oliveira-
dc.creatorGuimarães, Alexandre Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2739258671508359pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T14:13:22Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-08-31T14:13:22Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo visa analisar as notas de proficiência em Língua Portuguesa, produzidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes ao período de 2013 a 2019, da Rede Estadual de Sergipe, procurando estabelecer uma relação com ações e programas, de intencionalidades pedagógicas, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, e com os aspectos contextuais, para entender o grau de influência exercido nos resultados. A interpretação dos dados, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira, efetiva-se, a partir da leitura de gráficos e tabelas, comparando a situação de Sergipe com os cenários regional e nacional, e verificando a dinâmica dos números nas dez Diretorias de Educação, situadas em regiões diferentes, com aspectos socioculturais diversos. Diante das peculiaridades detectadas em cada ambiente, onde os processos educacionais se fazem presentes, a implementação de ações considerando a realidade da comunidade escolar, pode ser fator determinante para oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades pelos estudantes sergipanos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAçõespt_BR
dc.subjectAspectos Contextuaispt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectProgramaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise da relação entre as ações da SEDUC/SE e a proficiência SAEB em Língua Portuguesa dos Anos Finais (2013-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons