https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alexandrepintoguimaraes.pdf | PDF/A | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Boscato, Priscila da Costa Pinheiro | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cássio José de Oliveira | - |
dc.creator | Guimarães, Alexandre Pinto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2739258671508359 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T14:13:22Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13 | - |
dc.date.available | 2021-08-31T14:13:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo visa analisar as notas de proficiência em Língua Portuguesa, produzidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes ao período de 2013 a 2019, da Rede Estadual de Sergipe, procurando estabelecer uma relação com ações e programas, de intencionalidades pedagógicas, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, e com os aspectos contextuais, para entender o grau de influência exercido nos resultados. A interpretação dos dados, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira, efetiva-se, a partir da leitura de gráficos e tabelas, comparando a situação de Sergipe com os cenários regional e nacional, e verificando a dinâmica dos números nas dez Diretorias de Educação, situadas em regiões diferentes, com aspectos socioculturais diversos. Diante das peculiaridades detectadas em cada ambiente, onde os processos educacionais se fazem presentes, a implementação de ações considerando a realidade da comunidade escolar, pode ser fator determinante para oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades pelos estudantes sergipanos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ações | pt_BR |
dc.subject | Aspectos Contextuais | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject | Programas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise da relação entre as ações da SEDUC/SE e a proficiência SAEB em Língua Portuguesa dos Anos Finais (2013-2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License